Ribeiro Pneus: O melhor para seu carro !!!

Home Acima Serviços Localização PromoçõesPneus Multimarcas
Freios

Sistema de Freios: 

  

          

  

  

 

 

           

Os sistemas de freios são projetados para cada veículo, tendo em vista peso, tamanho e condições de uso, constituem uma das partes mais importantes e vitais para a segurança do veículo, que se corretamente conservado e ajustado, oferecem ao motorista garantia de frenagem segura, detendo o movimento das rodas até sua parada, mas para isso precisam estar funcionando de maneira eficiente.

Conheça alguns dos componentes do sistema de freios, que devem ser substituídos por novos, pois com o uso contínuo dos freios durante algum período resultará em seu desgaste natural:

Disco de Freio: normalmente usado no eixo dianteiro, onde o sistema é mais exigido e no eixo traseiro de veículos esportivos que exijam maior potência e eficiência na frenagem.

Tambor de Freio: é responsável pela dissipação do calor gerado durante a frenagem, tem papel fundamental para o desempenho do freio.

Cubo de roda: é o suporte do disco de freio e onde são fixados os parafusos ou porcas da roda. Também é pelo cubo que a junta homocinética fixa transmite o movimento para as rodas.

Cilindro de Freio: Sua função é transformar a pressão vinda do cilindro mestre através do fluído em força mecânica aplicada sobre as sapatas de freio.

Pastilha de Freio: É um componente do sistema de freio, formado basicamente por uma placa metálica na qual são moldados materiais de fricção à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas.  Verificar a cada 5.000 km se apresentam a espessura mínima recomenda, pois as pastilhas gastas além de prejudicar a eficiência da frenagem, podem causar desgaste acelerado nos discos.

Lona de Freio: é um material moldado, semiflexível, equipam a grande maioria dos eixos traseiros, tem seu atrito calculado levando-se em conta a relação da área de atrito entre lonas e tambor, o peso, a potência e a utilização a que se propõe o veículo.

Fluído de Freio: Responsável pela transmissão de pressão gerada no cilindro mestre para os freios das rodas.  Verifique o nível de fluído de freio a cada 30 dias, se necessário completar com o fluído recomendado e verificar se há vazamento ou desgaste nos componentes, troque o fluído de freios a cada 10.000 km ou 12 meses com um fluído recomendado pelo fabricante ou de qualidade superior.

Também existem outros componentes que devem ser checados periodicamente, tais como flexíveis, hidrovácuo, válvulas equilizadoras, cilindro-mestre, pinças, sangradores, etc.

 

Home ] Acima ]